Gincanas: Para deixar sua festa ainda mais divertida!

Hoje em nosso Blog, vamos trazer uma proposta diferente para suas festas de aniversário, ou até aqueles encontros familiares onde todos os priminhos e priminhas estão juntos! Como muitas vezes é difícil entreter todas as crianças, na matéria de hoje vamos falar sobre Gincanas!

 

Bom, Gincanas normalmente são um conjunto de atividades diferenciadas onde 2 ou mais equipes competem entre si para alcançar a maior pontuação, dessa forma criando uma minicompetição. O legal disso é a interação que as crianças têm entre si, o trabalho em equipe é muito importante para o desenvolvimento saudável da criança.

 

A seguir, nós separamos alguns jogos e atividades para que você possa usar, seja em sua festa ou quando a família estiver reunida. Com certeza será muito divertido! Abaixo vamos explicar e falar um pouquinho sobre cada jogo!

 

  • Corrida do Saco:

Para essa brincadeira você vai precisar de alguns sacos (podem ser aqueles pretos mesmo!), fita adesiva e um apito! Tendo tudo isso em mãos, faça 2 marcas com a fita adesiva com uma boa distância para uma corrida. Posicione cada equipe alternando cada integrante na faixa de largada e soe o apito! Quem chegar primeiro, ganha!

 

  • Ovo na Colher:

Nesta brincadeira iremos reutilizar o circuito feito na corrida do Saco. O objetivo agora é ir da largada à linha de chegada com um ovo em uma colher! Mas não vale segurar com as mãos! Só é permitido levar através da colher que estará na boca dos participantes! (Essa aqui sempre rende boas risadas).

 

  • Cabo de Guerra:

Já falamos dessa brincadeira na nossa outra matéria do blog: “Brincadeiras para festas infantis!”. Por mais que ela seja uma brincadeira que todos conhecem, ela pode ser uma ótima ideia para usar também.

 

  • Caça ao Tesouro:

Essa aqui é a onde a imaginação vai além, tanto das crianças quanto dos adultos! Reúna até 3 pessoas para imaginarem uma pequena história, mudando todo cenário, trazendo enigmas, charadas, castelos e tesouros (é importante haver coerência nas pistas e na história, fazer tudo sem pé nem cabeça não dará certo!), aqui você pode criar a brincadeira que quiser, pode fazer uma caça ao tesouro onde o tesouro é a resposta de uma pergunta simples! Disponha as pistas pelo espaço e crie um mapa com uma linha cronológica a ser seguida por cada uma das equipes. Tendo todo o ambiente preparado, apresente a história para os pequenos e deixem que quebrem a cabeça para descobrir as pistas! (Pode dar uma ajudinha a eles as vezes, não tem problema)

 

E então, o que acharam dessas brincadeiras para uma gincana? Lembrando que o número de desafios pode ser maior! Tudo depende de até onde quanto tempo quer fazer levar a brincadeira!

 

Conte para nós o que achou da matéria aqui nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published.